Mangaratiba vai sediar em abril etapa de mundial de ciclismo amador da UCI

ciclismouci.png

Mangaratiba, no Estado do Rio de Janeiro, vai sediar, em abril de 2019, uma etapa oficial e classificatória do Campeonato Mundial de ciclismo amador, criada pela Associação Internacional das Federações Nacionais de Ciclismo, Union Cycliste Internationale  (UCI), a Gran Fondo, que acontece em cinco continentes. As inscrições acabam de ser abertas no site http://www.gfriodejaneiro.com.br.

A Gran Fondo Rio de Janeiro terá cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascenção acumulada, e será realizada na Serra do Piloto no dia 28 de abril de 2019. A região é considerada uma das mais belas do Brasil, localizada nas proximidades da Rodovia Rio-Santos, entre a Serra do Mar e a Baía da Ilha Grande, a 109 km do Rio de Janeiro ou a 102 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

“O mar, a montanha e o clima no país que está entre os cinco maiores mercados consumidores de bicicletas do mundo tornam este circuito inédito e inesquecível. No mundo todo os organizadores trabalham oportunidades de marketing com montadoras de automóveis, bebidas, seguradoras, bancos, cartões de crédito e outras”, afirma Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento, ciclista amadora há 15 anos.

De importância histórica, o trajeto da prova se desenvolverá pela antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil, datada de 1856, onde ainda despontam prédios antigos de linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial e algumas ruínas. A estrada oferece uma deslumbrante vista para a Baía de Mangaratiba, e é permeada por quedas d´água como as cachoeiras dos Escravos e Conceição de Jacareí.

“Ciclista que é ciclista adora desafios, visuais deslumbrantes e testar limites desconhecidos só pelo prazer de superá-los. Dar giro no pedal com atletas de outros estados e países e também com os amigos não tem preço. Nossa expectativa é reunir mais de 1.000 atletas de vários estados e países”, afirma Gabriela.

O Portobello Resort será a base do evento. O local foi escolhido a dedo por ser uma opção com grande variedade de atividades de lazer para a família. A prova terá um amplo espaço de convívio, desfrute, lazer e consumo de produtos especialmente dirigidos para os ciclistas e admiradores, o Village GF Rio. Além de espaço cultural e de socialização, estruturados sob medida, as atrações previstas farão da GF Rio 2019 uma experiência única. Serão destinados espaços exclusivos para os atletas.

A UCI realiza 22 competições de ciclismo em cinco continentes, 17 países e na edição 2018 reuniu aproximadamente 60 mil participantes de 65 nacionalidades. O termo “Gran Fondo” tem origem na Itália, em 1971, na região de Cesenatico, Costa Adriática da Itália, local com várias montanhas e colinas, onde um grupo de ciclistas decidiu realizar um grande evento desafiador que contou com a participação de atletas como Fausto Coppi e Marco Pantani. A “Grand Fondo” é uma competição que oferece opções de percursos longos e médios para que mais pessoas possam participar e curtir.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s